Visualizações de páginas/visitas.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Competências Pessoais - Pessoas e talentos.


Competência pessoal é o conjunto de conhecimentos,habilidades e atitudes pessoais aplicadas de forma integrada e convergente em uma determinada atividade. As competências pessoais,transforma pessoas em talentos,e os talentos em pessoas dotadas de competências.
E para que servem as competências? Elas criam valor para a empresa,para o cliente,para o fornecedor,para a própria pessoa,para a comunidade,sociedade e a nação. 
Não basta ter pessoas na empresa,é preciso contar com talentos humanos. Por esse motivo que as empresas fazem um enorme  esforço para transformar pessoas em talentos,por uma multiplicidade de meios:

  • Organização do trabalho das pessoas para torná-lo mais agradável e com sentido psicológico;
  • Cultura organizacional envolvente e participativa para engajar os talentos;
  • Estilo de gestão democrático e que se baseia na liderança e no Coaching;
Além de criar um ambiente de trabalho para privilegiar o aprendizado e as oportunidades de realização do que se aprendeu.
Todos nós somos dotados por talentos,muitas pessoas aprendem naturalmente praticar os seus talentos,outras as vezes precisam de uma ajudinha para descobrir os seus talentos e como usa-los. No entanto,esqueça a ideia de que umas pessoas nascem com talentos e outras não. Todos os seres humanos tem dentro de si a capacidade de fazer tudo que desejar,as vezes é só uma questão de como praticar.
As pessoas quando passam a usar os seus talentos,elas realizam os seus trabalhos das seguintes formas:

  1. Execução: Primorosa e excelente,o talento executa uma atividade,função ou processo com excelência. Isso é produto da competência pessoal. A competência pessoal é isso,saber fazer as coisas melhor do que ninguém. Graças ás competências de seus colaboradores,as empresas bem-sucedidas alcançam excelência operacional. Oferecem um produto de elevada qualidade ou um serviço impecável ao cliente ou consumidor.
  2. Solução de problemas: O talento consegue a convergência de conhecimentos,habilidades e atitudes para solucionar situações problemáticas que,sem isso,permaneceriam intocáveis ao longo do tempo e prejudicariam  seriamente a empresa. A resolução de problemas implica necessariamente conhecimento,habilidade e atitude das pessoas diante deles.
  3. Desenvolvimento: A competência pessoal permite gerar alternativas para desenvolver,mudar,melhorar,transferir,transformar produtos,serviços,métodos,processos,tecnologias,formatação de negócios etc. O gradativo desenvolvimento responsável por gerar o progresso nas empresas depende necessariamente das competências pessoais que elas conseguem criar,incentivar,integrar e utilizar.
  4. Inovação: A inovação é muito mais do que desenvolvimento parte de premissas concretas já alcançadas e realizadas,a inovação parte de premissas inteiramente novas e diferentes. A competência pessoal permite gerar alternativas criativas e engenhosas para novas idéias que significam inovação. A Inovação pode ser feita em produtos,serviços,métodos,processos,tecnologias,formatação de negócios etc,mas no sentido de criar coisas inteiramente novas e diferentes. A competência pessoal propicia meios para identificar,gerar,criar conceitos e coisas jamais existiram.
  5. Proatividade: Visão antecipatória quanto a situação ou ações futuras. A execução primorosa,a solução de problemas,o desenvolvimento e a inovação acontecem no momento presente,ao passo que a proatividade se estende ao futuro. Não se trata de previsibilidade ou futurologia,mas de intuição pessoal quanto aos desdobramentos futuros de situações atuais. É como se a pessoa tivesse uma idéia clara de cadeia de causas e efeitos que levarão a situação posteriores ou tivesse acesso a cursos de ação futuros. E isso é importante nas empresas ficadas no futuro,pois inovação e proatividade,embora diferentes e separadas,precisam andar de mãos juntas.
Apesar de intangíveis e invisíveis,as competências pessoais podem ser observadas nas situações de trabalho ou ainda em situações de teste,quando demonstram conhecimentos adquiridos sendo aplicados com assertividade por pessoas com certas características individuais.
Algumas das competências pessoais mais frequentemente solicitadas pelas empresas são:

  • Aprender a prender: Aprender cada vez mais rapidamente. Mais e melhor. Aprender continuamente,aumentar significativamente o conhecimento e adquirir habilidades;
  • Relacionamento Interpessoal: Significa facilidade de interagir com os outros,capacidade de trabalhar em equipe ou com pessoas;
  • Auto-motivação: Motivar significa estimular,despertar o interesse,a curiosidade,o entusiasmo.
  • Persistência: É constância e continuidade de esforços,pertinácia na ação;
  • Comunicação: É o ato ou efeito de emitir,transmitir e receber mensagens,capacidade de trocar ou discutir idéias,dialogar,conversar no sentido de obter entendimento com outros;
  • Foco: Na física é o ponto onde converge um feixe de luz ou ponto de convergência. É o centro onde não há espaço para dispersão. É a pontaria calibrada e focada em um alvo específico,o objetivo a alcançar;
  • Criatividade: Refere-se á imaginação,inventividade,engenhosidade e capacidade criadora;
  • Flexibilidade: Significa maleabilidade,capacidade para aprender e fazer várias coisas ou aplicações diferentes;
  • Espírito empreendedor: Significa tentar,ultrapassar desafios e dificuldades,realizar por conta própria,pôr em execução. Não é uma forma de fazer,mas antes uma forma de ser;
  • Antecipação: Significa anteceder,chegar antes,tomar a dianteira,saber visualizar as decorrências futuras de suas ações. É a capacidade proativa de mirar futuro,visualizar os recursos de ação e entender as suas consequências;
  • Garra: É um neologismo para denominar a continuidade de atitudes,a vontade ferrenha de executar e alcançar resultados. Garra é a convicção de chegar a um determinado ponto,de lutar e enfrentar,forças de vontade e determinação;
  • Execução: Significa levar a efeito,efetivar,realizar,levar a cabo até o final. Tornar concretas as idéias e os planos.


Por Lumara Diniz
Pesquisa: Livro,Administração: Teoria,Processo e Prática - Idalberto Chiavenato.
Imagem: Google.

2 comentários:

Excelente post!
Demonstrar o processo de marketing pessoal promissor é uma excelente maneira de incentivar e ensinar os indivíduos que possuem, mas não conseguem desenvolver as características necessárias para um caminho promissor no mercado profissional. Parabéns pelo post!

Olá Homero, Seja bem vindo ao ADM ABRANGENTE!

Obrigada! É muito importante receber feedback de vocês leitores. Fico grata e feliz que tenha gostado.

Sds;

Postar um comentário

Compartilhe com agente o que você achou do texto anterior.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More