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terça-feira, 5 de julho de 2011

Processo Administrativo - Organização (Click aqui para ler)

Dando seqüência a explicação de cada item que compõem o processo administrativo,serão abordados nesse post o segundo processo Administrativo,Organização.
A organização faz parte do processo administrativo. Sob tal aspecto,organização significa o ato de organizar,estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e atribuições de cada um deles. Como função administrativa,a organização faz parte integrante do processo administrativo de planejar,organizar,dirigir e controlar.
Como tal, a organização é uma atividade básica de administração,serve para agrupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados. Como função administrativa,a organização depende do planejamento,da direção e do controle para formar o chamado Processo Administrativo,que é o encadeamento e a interligação entre todas as funções administrativas.
Com a ajuda da organização a empresa reúne e integra os seus recursos e competências,define a estrutura de órgãos que deverão administrá-los,estabelece a divisão de trabalho por meio da diferenciação.proporciona os meios de coordenar as diferentes atividades pela integração,define os níveis de autoridade e de responsabilidade e assim por diante. A organização representa todos os meios que a empresa utiliza para pôr em prática o planejamento,a direção e o controle da ação empresarial a fim de atingir os seus objetivos.
Verificamos que,em função dos seus objetivos,as empresas definem os seus domínios,isto é,o nicho ambiental no qual pretendem aninhar-se e estabelecer o seu ambiente de tarefa. A seguir,as empresas estabelecem os meios necessários para operar e alcançar esses objetivos e assegurar sua sobrevivência e seu crescimento. Ou seja,estabelecem estratégias para o melhor aproveitamento e aplicação de seus recursos. Para implementar suas estratégias,as empresas precisam planejar sua atividades e operações antes que elas sejam realizadas. E,para realizá-las,as empresas precisam agrupar,estruturar,organizar e sincronizar todos os seus recursos e habilidades para uma operação global. É o que chamaremos de organização da ação empresarial. Cada empresa tem o seu modo próprio de organizar sua estrutura interna,agrupar recursos,estabelecer hierarquia de autoridade,dividir e decompor a tarefa global em subtarefas que serão realizadas por indivíduos ou por equipes,bem como de reintegrar e coordenar as subtarefas da tarefa global. O problema fundamental para a organização da ação empresarial para organização da ação empresarial é alcançar coerência entre todas essas áreas de decisão.


ABRANGÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO.



A organização,como função administrativa,se desdobra nos três níveis organizacionais.

1. Organização no nível global da empresa: É a organização que envolve a empresa como uma totalidade. É o chamado desenho organizacional,tratado no nível institucional e que pode assumir vários tipos;

2. Organização no nível departamento da empresa: É a organização que abrange cada departamento ou unidade da empresa. É o chamado desenho departamental,ou simplesmente departamentalização,e é tratado no nível intermediário;

3. Organização no nível das tarefas e operações da empresa: É a organização que focaliza cada tarefa,atividade ou operação especificamente. É o chamado desenho de cargos ou tarefas,tratado no nível operacional,seja em atividades isoladas ou em grupos,isto é,em equipes.

Enquanto o nível institucional se preocupa com o desenho organizacional no âmbito da empresa como um todo,o nível intermediário se incumbe de detalhar o desenho dos departamentos que serão responsáveis pela administração de um ou mais recursos relevantes para alcance dos objetivos empresariais. O nível operacional fica com a responsabilidade de definir o desenho dos cargos e das tarefas,os quais,em conjunto,operarão as tecnologias e gerarão os produtos ou serviços que constituem a tarefa básica da empresa.
Logo,esta parte trata da organização da ação empresarial e será desdobrada em três capítulos,para explicar as diferentes perspectivas de organização dos níveis institucional,intermediário e operacional da empresa. São eles:

Desenho organizacional;

• Desenho departamental;

• Desenho de cargos e tarefas;

Organizar,isto é,compor todos os meios para que a ação empresarial seja viável e possa ser realizada com sucesso.
No próximo post iremos falar sobre Direção. Até lá!


Texto pesquisado no livro de Idalberto Chiavenato.
Por Lumara Ximenes









2 comentários:

Maçãs - Machado de Assis

"As Melhores Mulheres Pertencem Aos Homens Mais Atrevidos "
Mulheres são como maçãs em árvores. As melhores estão no topo..
Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles têm medo de cair e se machucar.
Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão, que não são boas como as do topo, mas são fáceis de se conseguir.
Assim as maçãs no topo pensam que algo está errado com elas, quando na verdade, ELES estão errados...
Elas têm que esperar um pouco para o homem certo chegar, aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore.
Bjs e muito sucesso
Do seu marido
Jean Almeida

lumara adorei parabéns e sucesso.

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